quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Sucesso do CIEP Lauro de Oliveira Lima


 O CIEP Lauro de Oliveira Lima pertence à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e atende diariamente cerca de 2.700 alunos. O CIEP, primeiro lugar entre as Escolas do Amanhã na Prova Rio (nos anos finais do ensino fundamental) também alcançou a segunda melhor nota entre as escolas municipais, sendo a terceira unidade escolar no ranking.

Confira a matéria completa no portal Rioeduca:

Clique na imagem


Parabéns equipe!!! 




quarta-feira, 17 de julho de 2013

segunda-feira, 15 de julho de 2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Feriado Escolar
Copa das Confederações


A medida vale para todas as instituições de ensino públicas e particulares nos seguintes bairros: Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. Na região, estão localizadas escolas tradicionais com grande concentração de alunos como o Colégio Pedro II, Colégio Militar e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio (Cefet-RJ).

Copa das Confederações


O que é
A Copa das Confederações é um campeonato internacional de futebol. Organizado pela FIFA, este torneio é realizado de quatro em quatro anos, nos anos anteriores ao da Copa de Mundo de Futebol. Participam da Copa das Confederações oito equipes (seleções), que representam as seis confederações de futebol, mais o país sede da Copa do Mundo e o último campeão mundial da Copa do Mundo. Os jogos acontecem sempre no país que irá sediar a Copa do Mundo no ano seguinte. 
A Copa das Confederações 2013 no Brasil
O torneio de 2013 ocorreu no Brasil. Os jogos da Copa das Confederações de 2013 foram realizados entre os dias 15 de junho (jogo de abertura) e 30 de junho (partida final).
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura ocorreu no dia 15 de junho, teve a duração de 20 minutos (antes do jogo de abertura entre Brasil e Japão) e contou com a apresentação do carnavalesco brasileiro Paulo Barros. O evento homenageou a cultura dos países participantes desta Copa das Confederações. 
Bola da Copa das Confederações
cafusa, bola da copa das confederações Cafusa: a bola da Copa das Confederações 2013
A bola do torneio teve o nome de Cafusa. Foi desenvolvida e fabricada pela Adidas, empresa alemã de material esportivo. A palavra foi criada com as iniciais de carnaval, futebol e samba. É uma palavra que faz referência a alguns aspectos importantes da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, o nome da bola remete ao termo "cafuzo", que são pessoas que nasceram da miscigenação entre negros e índios.
Emblema
O emblema (ver na parte superior da página) mostra um sabia-laranjeira, ave típica do Brasil, de forma estilizada. O voo tranquilo da ave simboliza a hospitalidade do povo brasileiro.
Curiosidades
- O Brasil foi o país que mais vezes ganhou a Copa das Confederações. Foram quatro títulos: 1997, 2005, 2009 e 2013. O segundo país que mais venceu foi a França, campeã em 2001 e 2003.
- A primeira Copa das Confederações ocorreu em 1997 na Arábia Saudita. O Brasil foi campeão ao vencer a Austrália por 6 a 0. O jogador brasileiro Romário foi o artilheiro do torneio com 7 gols.
- As próximas Copas das Confederações ocorrerão na Rússia em 2017 e no Qatar em 2021.
As cidades-sede e os estádios da Copa das Confederações 2013
- Belo Horizonte - Estádio Mineirão
- Brasília - Estádio Nacional
- Fortaleza - Estádio Castelão
- Recife - Arena Pernambuco
- Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã
- Salvador - Arena Fonte Nova



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projetos

Dia do Meio Ambiente





Projeto Sustentabilidade do PEJA

O Projeto Sustentabilidade envolveu os estudantes do PEJA  do CIEP Professor Lauro de OLiveira Lima, em junho de 2012,  em uma grande reflexão sobre as questões que envolvem o crescimento urbano e a Sustentabilidade. Considerando que a Rio+20 envolveu toda a cidade em um grande debate sobre o desenvolvimento sustentável que ultrapassa  os seus limites geográficos, foi proposto aos alunos uma discussão sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do planeta. 









segunda-feira, 20 de maio de 2013

projeto : A Capoeira na Escola, um passeio por nossas raízes

O projeto tem como objetivos específicos: - conhecer a história da capoeira - conhecer as partes do corpo - realizar atividades em grupo - desenvolver equilíbrio - desenvolver coordenação viso-motora - tocar instrumentos ( pandeiro, atabaque, berimbau) - aprender cantos de capoeira e ritmo 

 Estratégias : - Introdução de jogos teatrais nos movimentos - Estudo do histórico através da criação de quadrinhos - Exercícios educativos dos golpes da capoeira - Atividades em grupo - Entrevistas com professores de capoeira - Pesquisas - Manipulação de instrumentos musicais 


 Os alunos jogam a capoeira uns com os outros, brincando com equilíbrio, velocidade, agilidade e força de seus corpos. Também desenvolvem o hábito da leitura através de textos relacionados com a capoeira.O aprendizado não se restringe apenas ao mecânico e técnico . Noções de vida são passadas para o aluno, que aprende a controlar seus instintos, dominar seu corpo, respeitar seu companheiro, trabalhar em grupo e saber aceitar uma derrota para também ser um bom vencedor. As apresentações são sempre muito bem recebidas e admiradas pela comunidade escolar. Além da própria capoeira,é trabalhado o maculelê, puxada de rede e já foi encenado um teatro pelos alunos,com colaboração de professores de outras disciplinas




terça-feira, 14 de maio de 2013

Atenção:
O CIEP  301 através do Decreto nº.37127 passou a ter a denominação de CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Inglês e Teatro Promovendo Integração e Conhecimento

Em outubro de 2012, a turma 1501 desenvolveu o projeto Conhecendo mais sobre o Halloween, uma celebração tipicamente estrangeira, mas que, a cada ano, desperta o interesse entre crianças e jovens brasileiros.

O Halloween é uma comemoração que acontece no dia 31 de outubro e tem sua origem nos países anglo-saxônicos. Mas, afinal, o que é Halloween? Como surgiu? A partir destes questionamentos entre os alunos da turma 1501 do CIEP 301, as professoras Laiza Vassal, de Inglês, e a professora Roberta Vitagliano, regente da turma, desenvolveram o projeto Conhecendo mais sobre o Halloween e aproveitaram a oportunidade para fortalecer a identidade do folclore nacional.

  

Objetivos principais do projeto




- Conhecer a origem do termo Halloween, assim como um pouco da história e localização geográfica dos principais países que comemoram a data;


- Aprender  vocabulário específico em inglês relacionado ao tema;


- Comparar a comemoração cultural estrangeira com o folclore nacional e o Dia do Saci (comemorado também no dia 31 de outubro), favorecendo a expressão oral e a opinião dos alunos sobre o tema ;


- Escrever pequenas histórias usando personagens que fazem parte do folclore nacional e do Halloween e;


- Desenvolver e apresentar uma peça teatral criada pelos alunos privilegiando a integração, a expressão corporal e oral.



Desenvolvimento do Projeto



Os alunos assistiram a uma apresentação em power point sobre a história do Halloween, o significado do termo em inglês e a localização geográfica dos países e relembraram questões sobre lendas e personagens do folclore nacional. Logo em seguida, os alunos debateram as informações apresentadas e puderam buscar semelhanças e diferenças entre as duas culturas.





Em inglês, os alunos puderam conhecer e treinar pequenas expressões que fazem parte do vocabulário relativo ao Halloween.Em outro momento, os alunos foram estimulados a produzir textos pensando nos personagens e nas histórias que fazem parte tanto do folclore norte- americano (especificamente o Halloween), como do folclore nacional .






A partir dos textos, foi escolhido o da aluna Daiane da Silva para servir de base para a criação da  peça teatral Escola de Sustos, para ser apresentada pelos estudantes. Um grupo dos alunos se apresentou para a própria turma e também para a turma 1302 da escola. Além da apresentação, como culminância do projeto, os alunos se confraternizaram com um lanche coletivo temático.


quinta-feira, 11 de abril de 2013


O CIEP 301, também conhecido como CIEP Lindolpho Collor está completando 20 anos de existência. A unidade escolar pertence à 7ª Coordenadoria Regional de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O CIEP 301 está localizado em Jacarepaguá, na comunidade do Rio das Pedras.
 Atendendo cerca de 2.700 alunos diariamente do 3º ao 6º ano, além de ter turmas do PEJA e de Educação Especial,o CIEP é uma Escola do Amanhã.


Por estar inserido dentro de uma comunidade com raízes, principalmente nordestinas, o Projeto Político Pedagógico da escola está voltado para o resgate desta cultura.


O projeto político pedagógico do CIEP 301 tem como tema: O Resgate da Cultura Nordestina em Busca do Letramento.

O principal objetivo do projeto é fortalecer a identidade cultural e social dos alunos, estimulando a cidadania e também resgatando a cultura nordestina, que é tão presente na comunidade do Rio das Pedras. Afinal, a maioria das famílias dos alunos e moradores são dessa região do nosso país.

O CIEP é dirigido por Heloísa Teixeira há 20 anos e tem como diretora adjunta Janaina Ferreira.

Este blog foi criado para registrar as atividades e projetos desenvolvidos no CIEP pelos alunos e professores.